segunda-feira, 23 de junho de 2008

Mensagens subliminares


Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada directamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. (…) Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.”
(in Wikipedia)

É, sem dúvida, um tema interessante e com diversos pontos de vista e formas de abordagem. Para além de serem muito comuns no mundo do marketing há um caso particular, que é bastante preocupante: as mensagens de sexo, “escondidas” na maior parte dos desenhos animados.

Basta fazer uma busca no youtube para se concluir que o maior alvo/vítima são as crianças, claro que a sua percepção não tem repercussões graves nas mesmas mas imagens de sexo explícito em imagens “rápidas” não são exactamente o que esperamos ao ver o “Rei Leão” ou, como se vê na imagem, o “Bernardo e Bianca”.

No Brasil existem movimentos contra este tipo de “propaganda”, como se pode observar em inúmeros vídeos, afirmando que as crianças são “corrompidas” e gravemente afectadas com estas mensagens. Diga-se que é, simplesmente, uma medida um pouco extrema.

Apesar de ser um tema aliciante não se consegue chegar a nenhuma conclusão, sem ser os objectivos persuasivos destas mensagens. Imagens de sexo em filmes para crianças não são propriamente latas de Coca-cola numa prateleira de um Supermercado, numa série de TV à hora do jantar.

No Rei Leão, vê-se e palavra “sex” escrita a poeira, mas temos exemplos mais recentes, como podemos ver no Ratatouille, inúmeros quadros com mulheres nuas.

1 comentário:

THIAGO BRAGA disse...

Imagem infantil de magia e humor!